top of page

 

​

​

​

        O GATO DOS BOSQUES DA NORUEGA    

 

BALLERIN, Dr L. & P. VAISSAIRE, Dr J,. «Gatos de raça», Colecção Aniwa Miscellaneous, Aniwa Publishing, Royal Canin.O Gato dos Bosques da Noruega

 

CARACTERÍSTICAS/PARTICULARIDADES

 

Este gato, muito seguro de si, caracteriza-se por uma grande estabilidade temperamental. Sociável, de carácter fácil, calmo mas também brincalhão, aceita os seus congéneres, cães e crianças. A sua voz é doce. Rústico, robusto, desportivo, com uma flexibilidade surpreendente, é um trepador nato e um excelente caçador. Se viver num apartamento, torna-se indispensável adquirir uma árvore de gatos. O ideal seria que o animal pudesse dispor de um grande jardim, uma vez que a sua pelagem fica mais bonita quando o gato vive no exterior. A sua maturidade, muito lenta, só é alcançada entre os 4 e os 5 anos. Manutenção Fácil. Deve ser penteado e escovado com regularidade para evitar a formação de nós. Durante a muda, que é bastante significativa, deve ser escovado diariamente.

 

ASPECTO GERAL

 

Gato de grandes dimensões. Peso de 3 a 9 Kg. As fêmeas podem ser consideravelmente mais pequenas do que os machos. Corpo alongado, estrutura sólida. Pelagem dupla.

 

CABEÇA

 

De forma triangular, com um comprimento igual à largura. Fronte achatada. Perfil direito, sem «quebra». O focinho acompanha a linha da cabeça, sem «pinch». Nariz de comprimento médio. Queixo firme, mais quadrado do que redondo, mas nunca pontiagudo. Os primeiros Noruegueses tinham uma cabeça menos comprida e o perfil era menos direito do que os actuais.

 

ORELHAS

 

Medianamente grandes, largas na base, bastante abertas e ligeiramente arredondadas nas extremidades. Bastante espaçadas, inserção na zona lateral da cabeça, de tal forma que a base da orelha acompanha a linha que vai da cabeça ao queixo. Revestidas internamente por pêlos longos. As extremidades tipo lince (Lynx tips) são desejáveis.

 

OLHOS

 

Grandes, amendoados, ligeiramente oblíquos. São aceites todas as cores, mas as mais apreciadas são o verde e o dourado. Os olhos azuis, cor de cobre e díspares são aceites nos gatos brancos.

 

CAUDA

 

Comprida, erecta, podendo tocar no pescoço. Larga na base, hirsuta, afilando na extremidade.

 

PELAGEM

 

Pelagem dupla. Pêlo semi-longo, sub-pêlo muito espesso e lanoso. O pêlo de cobertura é liso, lustroso, oleoso e impermeável. A pelagem é irregular, mais curta nos ombros, tornando-se progressivamente mais comprida no dorso e nos flancos. Cabeção, colar e calções bastante guarnecidos.

 

 

 

O GATO BOSQUES DA NORUEGA

(https://pt.wikipedia.org/wiki/Noruegu%C3%AAs_da_Floresta)

 

Chamado popularmente na Noruega, sua terra natal, como Norsk Skaukatt, o gato Norueguês da Floresta vive muito bem durante os períodos de inverno rigoroso, sendo bastante resistente, pois possui uma longa e grossa pelagem que repele a água e protege contra as baixas temperaturas.

 

Acredita-se que esta raça seja de origem selvagem e ainda hoje existem nas florestas da Suécia, Noruega e Dinamarca.

Actualmente os nomes oficiais são: Norsk Skogkatt, Norwegian Cat e Norwegisce Waldkatze.

 

Pelo facto de ser muito independente pode não se dar muito bem em ambientes fechados e totalmente urbanos. O norueguês da floresta é muito sociável com os restantes animais do seu ambiente e sente grande necessidade de estar ao ar livre. O ideal é mantê-los em locais com bastante espaço para que se possam exercitar. Geralmente, é muito reservado, mas é muito amigo e delicado.

 

Até metade do século XX não era conhecido por outros países a não ser a Noruega, e ficou restrito apenas às fronteiras desse país. Apesar disso, começou a ser difundido por outros países e conseguiu lugar de destaque em feiras e exposições.

 

Esta raça pode ser encontrada com pêlo em todas as cores. Os seus exemplares podem chegar a pesar entre 8 a 12 quilos. A sua estrutura óssea é muito forte, com pernas e patas muito grossas. Os olhos são ovais, sendo apresentados em todas as cores. O seu grande destaque fica para a sua cabeça, com um nariz alongado.

 

bottom of page